Personalidade de marca: entenda sobre arquétipos
Por Guilherme Lorenti, em 25.04.2022
Ao interagir com uma pessoa, é possível identificar características, atributos, e traços de personalidade. E com essas informações, você pode deduzir se a mesma é extrovertida, introvertida, engraçada, séria, ambiciosa, tranquila, sonhadora, racional, entre outras.
A psicologia decodificou e categorizou este conjunto de características e padrões de comportamentos humanos, e os chamou de arquétipos.
Os arquétipos podem ser aplicados ao universo das marcas, com o objetivo de gerar maior conexão e proximidade com o público, tornando sua marca mais humana. Sendo possível comunicar para o mercado quem é a sua empresa, qual é a sua personalidade, seus objetivos e valores. Mostrando que sua marca é única e autêntica.
Existem doze arquétipos de marca que ajudam a definir a personalidade da sua empresa. Confira logo abaixo sobre cada um deles!
O inocente
O Inocente acredita que a vida não precisa ser dura e que somos livres para sermos nós mesmos.
Vivendo de acordo com nossos valores, aqui e agora, buscando a simplicidade. Seu desejo é vivenciar o paraíso e ser feliz. Ele é tradicionalista, ingênuo, místico, santo, romântico e sonhador.
Um exemplo de aplicação deste arquétipo é a marca Dove, empresa que comercializa produtos para higiene pessoal.
No início do site, a empresa já afirma que: “a beleza não é definida por formas, tamanho ou cor, mas trata-se de sentir-se como a melhor versão de si mesma. Autêntica. Única. Verdadeira”.
Esse posicionamento mostra que uma simples mudança de perspectiva, pode transformar a autoestima das pessoas.
“Somos livres para ser você e eu”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Inocente:
Explorador
O explorador busca por um mundo melhor e experiências genuínas, interna e externamente. Deseja a liberdade e a autenticidade.
É conhecido por ser um buscador, aventureiro, andarilho, individualista, peregrino, descobridor e rebelde.
Um exemplo de aplicação deste arquétipo é a marca Jeep, empresa de automóveis. Na propaganda em seu site para o Jeep Comander, a empresa comunica: “Uma outra dimensão vai se abrir para nas suas aventuras.”
Essa frase conecta diretamente com as pessoas que estão buscando por novas aventuras e experiências.
“Não levante cercas à minha volta”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Explorador:
Sábio
Esse arquétipo está em busca de descobrir a verdade, através da inteligência e análise para compreender o mundo.
É conhecido como especialista, erudito, detetive, analista, conselheiro, filósofo, pesquisador, pensador, planejador, mentor e contemplativo.
O TED é um organização sem fins lucrativos que organiza conferências ao redor do mundo. Sua essência é “ideias que merecem ser disseminadas”.
A proposta da empresa representa muito bem o arquétipo do sábio pelo fato de buscar e disseminar conhecimentos relevantes.
“A verdade libertará você”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Sábio:
Herói
A jornada do herói é uma narrativa muito conhecida no cinema. Geralmente em um cenário onde não há mais esperança e tudo parece perdido, e no último instante aparece um herói para enfrentar o desafio e triunfar sobre o mal.
O desejo do herói é provar o seu valor por meio de ações corajosas e difíceis, fazendo do mundo um lugar melhor.
A Nike é uma das principais marcas que reforçam esse arquétipo, claramente percebido em seu slogan “Just do it”.
Nas propagandas é muito evidente o esforço, dedicação e empenho das pessoas para alcançarem seus objetivos.
“Onde há vontade, há um caminho”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Herói:
Fora-da-lei
Esse arquétipo apresenta a sensação de incômodo e inquietação em relação a processos enraizados da sociedade.
Ele é rebelde e está sempre pronto para quebrar as normas. Seu desejo é revolucionar e destruir aquilo que não funciona.
A Apple desafiou o status quo e revolucionou a relação das pessoas com aparelhos eletrônicos.
Como a facilitação do acesso à computadores para pessoas comuns usarem no seu dia-a-dia.
“As regras são feitas para serem quebradas”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Fora-da-lei:
Mago
O Mago é visionário, carismático, imaginativo, idealista e espiritual.
O arquétipo do mago deseja tornar os sonhos realidade e criar algo especial.
Red Bull te da asas”. Esse é um dos jingles mais conhecidos no universo das marcas e representa claramente o arquétipo do mago.
Através da magia e da transformação, tudo pode acontecer.
“Pode acontecer!”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Mago:
A pessoa comum
A Pessoa Comum demonstra a virtude de ser simplesmente uma pessoa comum, igual às outras.
Seu desejo é inserir-se na sociedade de forma efetiva. É empático, um bom companheiro, realista, acessível e democrático.
A marca Havaianas representa muito bem esse arquétipo. Atores famosos aparecem nas propagandas e o arquétipo consegue transformá-los em pessoas comuns.
Pessoas como eu e você, andando na praia e aproveitando um dia simples. A proposta é trazer uma linguagem simples, acessível e amigável.
“Todos os homens e mulheres são criados iguais”.
Outras marcas que usam o arquétipo da Pessoa Comum:
O amante
O Amante não necessariamente está relacionado somente ao amor, mas também ao ato de despertar o desejo, o interesse e a sedução.
Esse arquétipo busca atrair as pessoas, de forma sensual, elegante ou até mesmo erótica.
A Haagen-Dazs é uma marca de sorvete que apresenta o seu produto como algo luxuoso e sofisticado.
Esse posicionamento gera a sensação de algo exclusivo e irresistível, despertando o desejo de consumo.
“Só tenho olhos para você”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Amante:
O bobo da corte
O Bobo da Corte é despreocupado, engraçado e acessível.
Leva a vida de forma leve, divertida e tranquila. Envolve todos a sua volta, evitando estresse e confusões.
A Pepsi carrega consigo a alma do Bobo da Corte. Em seus anúncios ela tem noção e afirma que a Coca Cola é a campeã.
E mesmo assim desafia, debocha e brinca com a concorrente de forma a ganhar uma vantagem competitiva, mesmo se colocando em segundo plano.
“Se eu não puder dançar não quero tomar parte na sua revolução”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Bobo da corte:
O prestativo
O objetivo do prestativo é proteger e ajudar os outros, oferecendo soluções que melhorem a vida das pessoas.
Com compaixão e generosidade, busca ajudar ao próximo sem medir esforços, evitando o egoísmo e a ingratidão.
A Porto Seguro oferece todo tipo de cobertura e proteção para que as pessoas possam viver suas vidas mais tranquilas. Seguros de veículos, imóveis e pessoais estão inclusos no seu portfólio.
A empresa sempre se posiciona de forma altruísta, buscando ajudar e facilitar o seu dia-a-dia.
“Ama teu próximo como a ti mesmo”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Prestativo:
O criador
O criador é visionário, engenhoso e está sempre buscando criar algo de valor e duradouro.
Sua ambição é tirar ideias do papel e colocar em prática. A mediocridade é o seu maior medo.
A Lego mostra que simples bloquinhos de plástico dão margem para inúmeras possibilidades criativas.
“Se pode ser imaginado, poderá ser criado”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Criador:
O governante
O Governante é autêntico, persuasivo, líder e tem a habilidade de lidar com muitas pessoas.
Seu desejo é o controle e a influência. Sendo percebido como carismático e capaz de unir pessoas em torno de uma ideia ou propósito.
A personificação desse arquétipo é a Mercedes-Benz, uma marca de carros de luxo que expressa prestígio e status social.
Quem tem um carro dessa marca, afirma sua posição de status na sociedade, com a sensação de ser especial, desejado e influente.
“O poder não é tudo… é só o que importa”.
Outras marcas que usam o arquétipo do Governante:
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